domingo, 2 de setembro de 2012

Por que os iniciados só devem usar o Sabão da costa em seu banho.





"SABÃO DA COSTA Trata-se de um sabão sólido, de cor parda-escura tendendo a preta. 


Por que os iniciados só devem usar o Sabão da costa em seu banho.

este é um sabão neutro e purificador, confeccionado com ervas e favas, que deveria ser utilizado por todas as pessoas iniciadas no candomblé. O ideal, por ém, seria que ele fosse feito dentro da própria casa de candomblé, por que no seu preparo seriam utilizadas  as folhas dedicadas ao orixa do proprio yao recolhido com  folhas especificas para o ori ( pois  existe  ervas que não podem ser levada no de todos  )  do yao ou seriam utilizadas as folhas neutras, podendo ser utilizado por todos.
 
 
      
Por que SABÃO ? Por que não SABONETE ?  
Porque é antigo. A palavra SABONETE é incorporada ao português somente na virada para o século 19 quando o Brasil "tudo" era "francês" e o "SAVONETE" dos franceses é aportuguesado. Antes disso era SABÃO mesmo.
Mesmo os franceses continuam dizendo SAVON, os espanhóis dizem JABÓN (RABÓN) e os ingleses SOAP (SÔLP) e portanto não
deveria haver esse tipo de 'distinção'.
O SABÃO DA COSTA  mantém o nome SABÃO por uma questão de tradição.

Há pessoas que o usam até para fazer a barba e escovar os dentes. Sua espuma cremosa e consistente permite limpeza profunda e agradável. Sua especial fórmula mantém o formato até o final.

Segundo relatos da época, de Cronistas e Viajantes portugueses, o SABÃO DA COSTA  era importado pelo Brasil desde pouco depois de 1620. Era o preferido dos escravos e libertos. Ele era oriundo de uma  área  GANA. e CAMARÕES, e principalmente da NIGÉRIA, da República do BENIM e do TOGO, informa o Embaixador Alberto da Costa e Silva, um expert em assuntos africanos e presidente da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário