segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Receita de Como Fazer Feijão do dia-a-dia.



Receita de Como Fazer Feijão do dia-a-dia.

Receita de feijão. Tem prato mais presente na casa do brasileiro? Na companhia do arroz então é imbatível! Aprenda como fazer um feijão dos Deuses!
  • Tempo de preparo:
    Até 90 minutos
Ingredientes
Cenoura 
beterraba
  • - 500g de feijão
  • - 2l de água
  • - Sal a gosto
  • - Lingüiça calabresa a gosto
  • - Bacon a gosto
  • - 01 cebola média
  • - 10 dentes de alho (gosto muito de alho)
Receita de feijão. Tem prato mais presente na casa do brasileiro? Na companhia do arroz então é imbatível! E o que é melhor: o consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado à diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias (Fonte: Wikipédia).
Muita gente ainda sente dificuldade na hora de fazer feijão, principalmente pela necessidade de usar a temida panela de pressão (que realmente não é fácil). Mas vamos desmistificar este preparo:
Receita de Como Fazer Feijão
É sempre bom lembrar que embora não haja grandes alterações, essa receita de feijão segue uma regra geral. Dependendo do tipo e qualidade do grão um ou outro passo pode mudar, como por exemplo, o tempo que vai demorar a cozinhar. Peça dicas a cozinheiras da sua família sobre qual marca/tipo de feijão da sua região rende um bom caldo.
Vamos lá:
1. Pegue o pacote de feijão (500g). Despeje sobre uma mesa e remova as pedrinhas e grãos irregulares, estranhos etc.
2. Eu deixe de molho (com algumas gotinhas de limão) pelo menos de um dia para o outro; (deixar os grãos de molho garante um prato mais nutritivo e a redução de algumas substâncias que podem ser nocivas ao nosso organismo), e vou trocando a água umas 4 vezes, ate sair água roxa)

dizem que isso tira o ferro - é só colocar um prego-Brincadeira. Lave bem por pelo menos 5 vezes. Ou seja: lave e escorra repetidamente


3. A panela de pressão mais comum é a de 4,5l. Acrescente 2 litros de água e o feijão. Tenha sempre atenção para não encher demais a panela. Deixe cozinhar de 30 a 40 minutos (após começar a chiar). Desligue o fogo. Abra a panela (antes retire a pressão – siga nossas dicas de como usar a panela de pressão, cuidado com acidentes) e confira se está bem cozido. Aí varia de gosto, se você prefere o grão mais ou menos durinho. Caso seja necessário, acrescente água (de preferência água quente) e deixe cozinhar mais um pouco.
4. Caso vá congelar para consumir aos poucos, esta é a hora. Para preservar o sabor, só tempere o que for consumir.
Beleza, o feijão está cozido, agora faremos o caldo

O Caldo

Bom, agora que o feijão já está cozido. É hora de temperar e engrossar o caldo.
1. Aqueça o azeite numa panela, acrescente a cebola e o alho (picadinhos) para refogar. Acrescente o bacon e a lingüiça cortados em pedaços ao seu gosto.
2. Fatie 1 lingüiça calabresa e depois corte cada fatia em 4 pedaços.
3. Pegue outra panela, forre o fundo com azeite e leve para aquecer. Coloque a cebola e refogue mexendo por 1 minuto. Acrescente a lingüiça e continua mexendo por mais uns 2 minutos.
4. Aí coloque metade na panela da pressão que está com o feijão. Misturar e cozinhar mais um pouco em fogo baixo sem tampa, até engrossar o caldo. Uns 10 minutos mais ou menos. Misture o restante até engrossar tudo.
5. Para salgar – assim que colocar o tempero na panela e misturar ponha 1 colher de sopa rasa de sal. Misture e prove. Se achar que precisa de mais um pouco de sal coloque, mas sempre de pouco em pouco. Porque sal você põe, mas não tira de jeito maneira.
Vai dar feijão pacas! Dá pra comer no dia e congelar o resto na quantidade de porções que desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário