sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Faxina de final de ano.


 
comece um comodo de cada vez
veja armarios, roupas, veja o que
não serve mais, ou que está guardado
esperando emagrecer.
Tire dos armarios, mas não jogue fora
doe para uma instituição de caridade
ou venda em lojas de 2a.mão,
coloque pequenos saches pendurados
no guarda roupa e gavetas
limpe as paredes, os interruptores
e o piso

no outro dia, outro comodo
e assim por diante.
a cozinha precisa ser
lavada de cima a baixo
pegue o que está lascado
ou sem par, e dê o destino
das roupas!doe!De caminho.
lave toda a louça
tire a gordura que houver
escondida no fogão, azulejos
e em cima dos armarios
banheiro tem que ser limpo
todo dia,
Se tem quintal, tire tudo o que
não use e jogue fora

aos poucos, olhando como dizia
a minha mãe:com os olhos dos
outros, a casa vai ficar tinindo
para o Natal.

(olhar com os olhos dos outros
significa:o que minha sogra vai
pensar se chegar aqui agora?)
a sogra é apenas umexemplo.
enfim, desfaça de tudo que voce
acha que pode sair da sua casa
sem voce ficar triste.
Feliz Natal , de casa limpa e perfumada


O período de festas chegando - Natal e Ano Novo... e a gente fica com aquela neura de ver a casa arrumada nestes dias. Quem tem filhos pequenos, netos ou gatos tem que se esforçar muito para manter tudo em ordem.

Eu já desisti de ter diarista ou empregada doméstica desde aquela vez que veio aqui em casa uma mocinha que parecia que ia dar conta do recado, mas que com o passar das horas fez com que eu pensasse exatamente o contrário.



Ela chegou a limpar as camas por baixo, engraxar todos os sapatos da casa (eita!), mas quando começou a tirar tudo de dentro dos armários para arrumar eu achei que ela não ia conseguir terminar. Lá pelas 4 horas da tarde, com tudo ainda revirado, a garota vira pra mim quase chorando e diz: "Eu vou embora! Não precisa me pagar não!" Eu olhei bem pra cara dela e disse: "Aaaaaahhhhh! Não! Agora você vai TER que terminar ou não sai mais daqui!" Quem mandou tirar tudo de dentro de tudo? Mesmo com as duas trabalhando, só fomos terminar quase 11 horas da noite.



Todo mundo sabe também que as empregadas são dadas a desaparecer exatamente quando mais precisamos, mas... cuidado! Elas podem resolver voltar exatamente quando uma outra já está em seu lugar. Foi isso que aconteceu com a minha mãe. A empregada dela, a China, sumiu. Não apareceu mais. Então, minha mãe arranjou outra, a Ivonete. O problema é que um belo dia a China resolveu voltar e deu de cara com a Ivonete.

"Quem é você???" - a China não tinha papas na língua e a Ivonete era tímida: "Eu sou a empregada..." A China fez uma careta: "Quêêê? Essa não!!! A empregada dessa casa aqui sou eu!!!" A Ivonete resolveu retrucar: "Não senhora, sou eu!"



A resposta da China veio em forma de um direto de direita bem na ponta do nariz de Ivonete! Avançando pela sala adentro, China, a carioca que nas horas vagas trabalhava de camelô na Central, deu outro soco na mineira recatada, que caiu no sofá. As duas se embolaram lutando (e bagunçando tudo), que teve de vir vizinho desapartar. No final foi a China que acabou ficando e a Ivonete deve ter voltado correndo pra Minas Gerais.

Mas também tem aquelas boazinhas e carentes... uma delas, esqueci até o nome, me pediu que eu desse a ela roupas usadas pra ela levar para o povo da roça. Feliz por esvaziar um pouco o armário e facilitar a arrumação, selecionei roupas ainda boas;


Por isso, agora eu mesmo faço a faxina nessas datas especiais. Se não der pra fazer tudo, paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário