quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sugismundo

 
Na década de setenta essa figura aí, o Sugismundo, era o protagonista de campanhas educativas incentivando higiene e limpeza, lançadas pelo Governo Federal. Naqueles tempos bicudos de ditadura militar talvez ele fosse a única coisa suave, engraçada e simpática.
Várias eram as situações em que o Sugismundo aparecia dando exemplos de comportamento anti-higiênico, sempre emporcalhado, fazendo sujeira, espalhando lixo e outras porqueiras. No final sempre a mensagem: não façam isso, não façam aquilo, e por aí seguia. O Sugismundo ficava feliz com a lição, mas nunca deixou de aparecer assim, coberto de sujeira e moscas. Nós éramos constantemente lembrados de que &quot;Povo desenvolvido é povo limpo&quot;, mas nosso herói era um cara sujo e de maus hábitos.<br><br>Trinta anos depois do Sugismundo é triste ver que o &quot;povo desenvolvido&quot; ainda esta longe de ser limpo, ou por não ter se desenvolvido ou por nunca ter aprendido realmente o que é ser limpo. A campanha até podia ser bem intencionada, mas de que adiantou apontar o dedo para o povo, chamando-o de sujo e sub-desenvolvido?. É sempre assim, quando tentamos mudar alguma coisa destacando o lado negativo, o lado errado, é sempre esse que será lembrado. Aquela geração do Sugismundo, a nossa geração de quarentões e cinquentões né?, somente 
Povo desenvolvido é povo limpo, mas muito antes disso: povo educado é povo limpo!, e desenvolvimento só pode ser obtido com educação. A educação que é praticada hoje em dia é uma educação voltada para a competição, para preparar melhor aqueles que tem que enfrentar o mercado de trabalho e matar um leão por dia. E o prêmio?, qual a compensação para tanto esforço, tanta preparação e tanta cobrança?. Pois é, o prêmio é o estilo de vida que todos sabemos ser insustentável, baseado no consumismo, no descartável, no supérfluo. <br>Alguma coisa esta errada, não é não?. Afinal, esse estilo de vida não combina nada com &quot;desenvolvido&quot; e &quot;limpo&quot;. Eu fiquei motivado à postar alguma coisa para participar desse dia, mas não atinava o que. Sei que muitas pessoas irão escrever textos maravilhosos hoje, muita coisa para refletir, muita coisa para aprender, vai faltar tempo para ler, ver e ouvir tanta coisa boa que estará disponível por aí.
Para finalizar deixo aqui um convite para que todos pensem em qual mensagem poderemos passar para os nossos filhos, que os ajude a encontrar a felicidade sem ter que cair de cabeça no moedor de carne. Felicidade é bem mais do que sucesso financeiro e ostentação de riqueza, felicidade é algo que só faz sentido se não houver medo, se o mundo for limpo e se as pessoas se respeitarem. Esse nosso planeta precisa de cuidados, mas são pessoas que irão cuidá-lo, nada irá cair do céu.As escolas não estão preparadas, nem focadas, para ensinar os valores necessários para que os futuros adultos parem de dilapidar o planeta. Muitas ações precisam ser tomadas para preservar a natureza, algumas são possíveis apenas à poucas pessoas, outras podem ser realizadas por grupos organizados, mas duas coisas estão absolutamente à mão de qualquer pessoa: mudar os hábitos pessoais e inspirar os filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário