quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012



Compartilhar
0

O Mercado Modelo de Camafeu de Oxóssi, Jorge Amado e Carybé completa 100 anos nesta quinta, dia 02. Às 9h está programada uma missa na Igreja da Conceição da Praia seguida de uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o mercado. Depois será a vez do abraço simbólico no aniversariante, com direito a bolo e distribuição de 400 camisas comemorativas.
Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo ficava inicialmente entre a Casa da Alfândega (prédio atual), e a Escola de Aprendizes de Marinheiro. O local foi destruído por um incêndio em 1969. Em 1971, houve a mudança definitiva para a Casa da Alfândega
Mercado Modelo já foi visitado por Sartre e Orson Welles
Ponto turístico - Parada obrigatória de visitantes que vêm à Salvador, o Mercado Modelo foi o principal entreposto de abastecimento da cidade no século XX. Hoje, na alta estação, desembarcam na capital baiana cerca de 800 mil turistas, conforme dados da Secretaria Municipal do Turismo (Saltur). O tradicional centro de artesanato típico da Bahia é considerado um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Mesmo depois de ter enfrentado cinco grandes  incêndios ao longo de sua história (1917, 1922, 1943, 1969 e 1984), o espaço reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde trabalhos de arte,  até comidas típicas baianas distribuídos em 263 lojas.
“As comemorações devem ampliar o movimento ”, prevê o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm) Nelson Tupiniquim.
O comerciante Francisco de Moraes Filho (Chico Churu), há 36 anos no entreposto, tem uma relação de  gratidão e tragédia com o Mercado. Desde os 12 anos de idade no local, aos 24 perdeu o pai, o também comerciante Francisco de Moraes, conhecido como “Engraxate”, após uma perseguição policial mal sucedida na porta do mercado em 1988. “Ele estava sentado na rótula do mercado, que na época não tinha  grades, quando o bandido passou por ele. O policial veio em seguida e errou o tiro, que foi direto em sua cabeça. Ele morreu na hora”, conta. Hoje uma das ruas do mercado leva o nome de Engraxate em homenagem ao comerciante que era querido por colegas e até políticos.
A viúva Egídia de Moraes (Zizi)  vivenciou o último incêndio ocorrido no Mercado Modelo, em 1984. Ela afirma que não foi criminoso. “Já víamos a fiação pipocando e ninguém tomava providência. Foi isso que iniciou o incêndio”, relembra a comerciante de  69 anos, 44 vividos dentro do mercado.
Ápio Daltro Borges,  o “Apinho”, é outro comerciantes de artigos típicos. Filho de Camafeu de Oxóssi,  ilustre solista de berimbau, conhecido por reunir em sua barraca personalidades como o pintor Carybé,  Jorge Amado e políticos em busca de popularidade. Apinho vive do mercado há 32 anos e acredita que o movimento já foi melhor. “Estamos perdendo clientes para as lojas do Litoral Norte”, lamenta. Ápio Patrocínio da Conceição, o Camafeu de Oxóssi, morreu em 1994, aos 78 anos de idade, vítima de um câncer na garganta.
Elevador - Cadeirantes poderão ter acesso aos andares superiores e ao subsolo do Mercado Modelo por meio de um elevador, instalado no dia 16, mas que quebrou ontem. Pouco mais de duas semanas da inauguração, o equipamento – com capacidade para 225 kg ou três pessoas –, danificou por excesso de peso.
“Tem barraqueiro subindo e descendo com mercadoria, o que não é permitido. Agora, na véspera do aniversário do mercado, estamos sem o equipamento”, denuncia, Marcos Albergaria, gerente de um boxe.
De acordo com a prefeitura,  também foram criadas 18 novas vagas para ônibus e 12 para veículos do tipo van na área externa do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário