segunda-feira, 25 de março de 2013

PARAR DE FUMAR : CANELITE INFLAMAÇÂO DA CANELA





O que é? Inflamação na canela é comum em 




esportistas iniciantes






Chamada de canelite, a síndrome da tensão tibial medial é comum nos praticantes de corrida que estão começando ou exageram nos treinos

Por Rio de JaneiroVocê está fazendo aquele longão ou participando de uma prova que sonhou há tempos, quando sente a sua canela doer, como se não pudesse pisar no chão. Popularmente conhecida como canelite, a síndrome da tensão tibial medial (STTM) é comum nas pessoas que praticam corrida, principalmente nos iniciantes que ainda não se adaptaram às atividades, ou que exageram no ritmo e na intensidade dos treinamentos.
euatleta info canelite (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
euatleta header o que é (Foto: Editoria de Arte / GLOBESPORTE.COM)
A STTM é definida como dor e desconforto na perna, causada pela corrida praticada de forma repetitiva numa superfície dura ou por uso excessivo dos flexores do pé. É a inflamação do principal osso da canela, a tíbia, que leva a dor na região póstero – medial da perna dos dois terços distais da tíbia (veja na figura acima). Condição também conhecida como síndrome do sóleo.
euatleta header causas (Foto: Editoria de Arte / GLOBESPORTE.COM)
* Alterações biomecânicas;
* Aumentos súbitos na intensidade do treinamento e duração;
* Alterações no calçado e superfície de treinamento;
* Lesões de partes moles;
* Falta de alongamento;
* Anormalidades na inserção muscular.
euatleta header como evitar (Foto: Editoria de Arte / GLOBESPORTE.COM)
A prevenção é a chave do sucesso de um praticante de atividade física:

- Caminhar por pelo menos cinco minutos antes de iniciar a corrida, para aquecer o corpo;
- Seguir o planejamento dos treinamentos, com atividades de preparo físico, alongamento, fortalecimento muscular, equilíbrio muscular e postura;
- Usar um tênis de corrida adequado à pisada e à forma do pé;
- Ter uma alimentação equilibrada, pois a deficiência de certos nutrientes pode acelerar a perda óssea;
- Respeitar os períodos de descanso para a recuperação do corpo;
- Evitar aumentos bruscos na intensidade e duração dos treinos;
- Ter cuidado com o ‘overtraining’, pois o excesso de treino é lesivo ao corpo.
euatleta header tratamento (Foto: Editoria de Arte / GLOBESPORTE.COM)
Após a realização de alguns exames complementares, dá para constatar o nível da lesão. Na ressonância magnética, pode ser evidenciado um edema periosteal, indicando a periostite de tração. A cintilografia óssea pode mostrar lesões longas longitudinais chegando a um terço do comprimento do osso.

A maioria das síndromes é de tratamento conservador. Faz-se necessário repouso relativo de dois a quatro meses, mantendo o condicionamento físico com atividades sem impacto e indolores como bicicleta e natação.

A indicação cirúrgica só ocorre após dois períodos de repouso e do retorno às atividades com a repetição dos sintomas.
euatleta header relatos (Foto: Editoria de Arte / GLOBESPORTE.COM)
- "Uma vez, durante um treino, senti muita dor no momento da pisada. Parecia que tinha um ovo na minha canela. Parei de correr imediatamente e ainda fiquei uns três dias com a mesma dor, sem parecer ir embora. Como sou fisioterapeuta, não aguento ficar com aquela dor. Só consegui resolver alongando a musculatura e tirando aquele nódulo de tensão com massagem. Como cada caso é um caso, é importante procurar uma pessoa especializada para resolver a situação" - Julia Caetano (Rio de Janeiro, RJ)

- "Canelite é umas das lesões que te tiram da corrida. A canela fica mole e dói demais. Você vai ignorando, até o dia em que não consegue mais colocar o pé no chão sem sentir dor. Em 2009, ela me pegou no meio do treino para o IronMan 70.3. Treinei dois meses de corrida fazendo Deep Running com uma especialista. A prova eu corri, mas sofri demais. Fiquei quase um ano e meio fazendo fisioterapia, e até hoje eu coloco gelo quando sinto a canela fragilizar.Mas parado eu só fico quando morrer"
 - Rodrigo Raso (São Paulo, SP)
euatleta header palavra do especialista (Foto: Editoria de Arte / GLOBESPORTE.COM)
- "A dor é aliviada com repouso e piora com a atividade física. Pode haver dor com a elevação dos dedos do pé ou pela flexão plantar resistida e, com isso, acaba resultando na queda do desempenho ou na limitação do atleta. Nos casos leves, só a diminuição da intensidade e duração do treino já ajuda, mas não é o que ocorre com a maioria, que muitas vezes tem que parar. Muitos não sabem tratar a doença direito. Depois que as dores passam, faço as correções posturais, de pisada e equilíbrio muscular, essa é a chave do tratamento" - Ana Paula Simões, ortopedista especialista em medicina de pé e tornozelo, e colunista do EU ATLETA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário