quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brasileiro copiam mas não sabe fazer nada direito.

Transatlântico quase bate em barco e capixabas passam sufoco. Veja o vídeo



Passageiros do transatlântico Grand Holiday/Ibero, que chegou ao Porto de Vitória, na tarde desta quinta-feira (19), passaram por um susto nesta madrugada. Por volta das 5h, o comandante da embarcação foi obrigado a fazer uma manobra brusca no Litoral Norte do Estado, para evitar um acidente com um barco pesqueiro, que teria passado na frente do navio. No vídeo ao lado, um dos passageiros flagra momentos de tensão dentro da embarcação. Assista.

Segundo passageiros do navio, por causa da manobra, muitos objetos caíram e a água da piscina chegou a vazar. No entanto, ninguém se feriu com gravidade. Os passageiros dormiam no momento do incidente e acordaram assustados. Alguns chegaram a seguir para a parte de cima da embarcação.

O estudante capixaba Carlos Eduardo Souza Lima, 22 anos, conta que embarcou no navio na semana passada, no Porto de Vitória, e garante que só teve problema no último dia da viagem. Minutos depois que tinha chegado na cabine para dormir, o navio começou a virar. "Houve um princípio de pânico, todo mundo colocou colete e seguiu para o último andar", conta o estudante.
OUÇA A NOTÍCIA

O autônomo Luciano Nogueira, 46 anos, embarcou com a família em Maceió, na última terça-feira (17), e conta que passou por momentos de tensão. "Tinha bastante água no deck e eu não tinha noção de nada. Era a água da piscina. A pancada foi enorme. A impressão é que estava rasgando o casco do navio e todo mundo entrou em desespero. Teve gente que correu nu pelo corredor do navio", disse Luciano.
foto: Tiago Félix
Transatlântico da Ibero
Passageiros descendo do transatlântico após a embarcação atracar no porto

O casal Marcelo Souza e Deisy Campello, que embarcou no Rio de Janeiro, disse que pratos, copos e taças  do restaurante do navio foram destruídos. Deisy ficou com vários hematomas no corpo. "Parecia que o navio iria tombar. Todo mundo começou a sair de camisola pelos corredores, crianças chorando e pessoas rezando. Foi desesperador. Tudo que tinha no quarto caiu em cima da gente. Teve uma criança que se cortou. Eu fiquei com hematomas", conta Deisy.

Leia mais notícias no minuto a minuto
Ouça outras reportagens da Rádio CBN

foto: Tiago Félix
Transatlântico da Ibero
Houve um princípio de pânico, todo mundo colocou colete e seguiu para o último andar", contou o estudante capixaba Carlos Eduardo
Quem estava a bordo do navio ficou aflito por não saber o que estava acontecendo. Depois de 20 minutos do incidente, a diretora do cruzeiro deu uma satisfação aos passageiros. Em seguida, o comandante informou o que havia acontecido e que a situação já estava normalizada.

Testemunhas garantem que a embarcação pesqueira estava sem iluminação, o que não foi identificado pelo satélite do navio. O comandante é quem teria avistado o barco no mar capixaba.

No início da tarde, uma equipe de Inspetores Navais da Capitania dos Portos do Espírito Santo iniciaram uma Vistoria Especial Determinada (VED) a bordo da embarcação, que se encontrava atracada no Porto de Vitória. Foram inspecionados itens como as condições seguras de navegabilidade, sistema de ar condicionado, plano de navegação, a praça de máquinas, entre outros. Nos pontos observados durante a vistoria não foram identificadas não-conformidades.

Somente no final da tarde a CPES recebeu o comunicado oficial do navio relatando o ocorrido, sendo que a manobra de emergência foi realizada para evitar o abalroamento com um barco de pesca. O referido barco de pesca não foi identificado pela tripulação do navio. Ainda de acordo com a informação do Comandante do navio não houve passageiro ou tripulante que requeresse atenção médica especial.

A Capitania esclarece que todas as embarcações de cruzeiro passam por Vistorias e Inspeções. Para realização das vistorias e inspeções são consideradas as orientações da Organização Marítima Internacional (IMO). A  vistoria para emissão do Certificado de Navio de Passageiro foi realizada em 26 de maio de 2011  e possui uma validade de 1 ano. Nesta vistoria são verificados todos os sistemas do navio e atesta que o sistema de manutenção estava sendo corretamente observado. A última inspeção foi realizada em 14 de dezembro de 2011, não sendo observado não-conformidades no navio.

O Grand Holiday veio de Salvador e, de Vitória, segue para Búzios e Rio de Janeiro. Na capital capixaba, a previsão é que 600 pessoas embarcaram nesta escala. O navio tem capacidade para 1,8 mil pessoas, pesa 46 toneladas, tem 222 metros de comprimento e viaja a 21 nós. São 730 cabines, três piscinas, sendo uma infantil, além de três jacuzzi.

A Ibero Cruzeiros, operadora do navio Grand Holiday, informa que a manobra feita hoje, dia 19, na embarcação para desviar de um barco pesqueiro no litoral de Vitória (ES) é considerada um procedimento padrão de emergência. No entanto, ressalta que foram tomados todos os cuidados para que a segurança dos passageiros e tripulação fosse preservada e que as autoridades portuárias foram devidamente informadas.

Nenhum passageiro ou tripulante se feriu com gravidade ou houve qualquer dano na embarcação.

Mudança de Comando

O Comandante responsável pela manobra brusca na mandrugada desta quinta-feira teria assumido o comando do Transatlântico no último sábado (14), depois que o antigo teria se aposentado. Ele foi apresentado à tripulação, com direito a festa no navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário