segunda-feira, 13 de maio de 2013

CAJÁ



O cajá (Spondias mombin L.) é um fruto originário da região tropical do continente americano. O cajazeiro, pertencente à família Anacardiaceae, pode atingir uma altura de 30m e, por isso, é empregado no sombreamente de outras cultivares, como o cacau. Trata-se de uma planta bem adaptada às condições climáticas do nordeste brasileiro, onde a produção ocorre de forma silvestre, com colheita manual dos frutos maduros caídos no chão. O período de safra é variável entre os estados produtores, mas em geral ocorre no primeiro semestre do ano.
No Brasil o cajá é também chamado cajá-mirim ou taperebá. O fruto do cajazeiro é do tipo drupa,  ovoide, de até 6 centímetros de comprimento. Possui coloração amarelo brilhante na casca fina e lisa. Sua polpa adocicada, suculenta e ácida é empregada na produção de sucos, néctares, sorvetes, geleias, vinhos e licores. Seu caroço é volumoso, porém leve, e com espinhos, exigindo cuidado para o consumo da fruta in natura.

O extrato das folhas e ramos do cajazeiro contém taninos elágicos, compostos fenólicos responsáveis pela característica adstringente do cajá. Os taninos são antissépticos que protegem a planta, sendo capazes de exercer controle sobre bactérias gram negativas e positivas.

O cajá contém vitamina C, o que lhe confere potencial antioxidante e fortalece o sistema imunológico. A fruta possui ainda minerais como ferro, cuja absorção é favorecida pela presença da vitamina C, cálcio e potássio. O cajá não possui gorduras em sua composição e apresenta baixo valor calórico.
Parte da produção de cajá é comercializada em feiras livres e à beira de estradas, mas as agroindústrias são seu principal destino. Na aquisição, é importante observar se o fruto apresenta consistência firme, casca lisa e com poucas manchas. A conservação deve ser feita em local ventilado.

O cajá habitualmente é consumido com sal quando in natura, o que requer cuidados, já que o consumo excessivo de sal leva à retenção hídrica e elevação da pressão arterial. A fruta preparada com sal e azeite é servida como tira gosto e ainda entra em diversas receitas caseiras, como de geleias, mousses, bebidas e molhos agridoces.

Informação nutricional por 100g de cajá e em 1 unidade (20 g):
Qtde
Energia (kcal)
Proteínas (g)
Carboidratos (g)
Fibra alimentar (g)
Cálcio (mg)
Ferro (mg)
Potássio (mg)
Vitamina C (mg)
100g
46
1,3
11,4
2,6
13
0,2
119
26,7
1 unidade (20g)
 9,2
 0,26
 2,28
 0,52
 2,6
 0,04
 23,8
 5,34

Nenhum comentário:

Postar um comentário