quinta-feira, 2 de maio de 2013

O MISTÉRIO DA BELEZA

gois de papel

Duas belas mulheres


Os olhos lembram os de uma índia. O nariz é delicado; a boca, provocante. Cléo Pires tem aquela beleza incontestável. Zezé Macedo, a grande atriz das chanchadas, morta em 1999, a “Chaplin de saias”, como definiu Grande Otelo, fez sucesso como a rejeitada dos filmes. Papel que ela repetiu na TV como a feiosa Dona Bela, na “Escolinha do Professor Raimundo”. Mas veja só como é o mundo da internet: há dias cresce uma febre na rede com esta foto vendo semelhanças entre as duas.

A coluna procurou uma sumidade em beleza para comentar essa comparação entre as duas atrizes queridas. Ivo Pitanguy, 86 anos, cirurgião plástico há mais de seis décadas, trocou dois dedos de prosa com Márcia Vieira na sua clínica em Botafogo, no Rio.


O senhor vê semelhanças entre elas?

Elas se parecem. O traçado da face e o formato dos olhos são semelhantes. A Cléo, eu vejo em “Salve Jorge”, é interessante. As duas têm em comum também a boca. Repare só: elas não têm o arco do Cupido, esta reentrância no meio da covinha no centro da boca, formada por duas colunas abaixo do nariz que descem graciosamente.

Mas como podem ser parecidas e representarem padrões opostos de beleza?

É porque são dois conceitos. São duas pessoas que têm personalidade própria. Uma pessoa transmite nos seus traços físicos algo maior do que a morfologia. É como olhar uma coluna. Se ela é da Grécia Antiga, você enxerga toda Troia ali.

É possível imaginar como Cléo Pires será mais velha?

Não se pode prever. Ela terá uma maneira própria e, se tiver o privilégio, pode envelhecer como eu: não com tranquilidade, mas com alegria. Eu nunca fiz plástica. Tenho o ego complacente.

É possível definir a beleza?

Vários poetas tentaram. Ninguém conseguiu. Eu nunca me preocupei com isso. Mas, quando ela está presente, sei encontrar.

Quem são seus símbolos de beleza?

Tônia Carrero, sempre, e agora a Giovana Antonelli. Ela é muito bonita. Tem um olhar forte, e as formas do corpo bem definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário