segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sete maravilhas para correr - Parar de fumar e correr.

Sete maravilhas para correr

Selecionamos os melhores lugares da cidade para sair da academia e aproveitar o visual nos treinos de corrida

Com paisagens e espaços privilegiados, o Rio tem vocação para os esportes ao ar livre. A cidade possui belezas naturais e áreas de lazer que são um prato cheio para a prática de atividades físicas. Um exemplo é a corrida de rua, que a cada dia ganha mais adeptos. Levando em consideração a beleza e a infraestrutura de diferentes pontos da cidade, selecionamos as sete maravilhas do Rio para que os amantes de corrida aproveitem ainda mais o esporte.

Lagoa Rodrigo de Freitas


Um dos principais cartões postais do Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas é considerada por muitos o melhor ponto para corrida na cidade. Localizada em uma área nobre da Zona Sul e com vista para o Cristo Redentor, o visual é um dos principais estímulos para quem treina por lá.

A pista em torno da Lagoa tem aproximadamente 7,5 quilômetros de extensão e está em bom estado de conservação, com marcações de quilometragem a cada 100 metros. O percurso é completamente isolado do trânsito e os atletas ainda podem optar por realizar parte do treino em chão de terra batida.

Além da pista para corrida e ciclismo, o local ainda possui diversas outras atrações, que são um belo convite para estender a programação após o treino. Há diversas áreas de lazer ao redor da Lagoa, entre elas, o Parque Tom Jobim, o Parque da Catacumba e o Parque do Cantagalo, onde são praticados outros esportes. Além disso, o local também conta com diversos quiosques e restaurantes.

Lagoa: pista de 7,5 quilômetros com boa infraestrutura


Aterro do Flamengo

Às margens da Baía de Guanabara e com uma área aterrada de 1,2 milhões de metros quadrados, o Parque do Flamengo recebe diversos corredores todos os dias. É no Aterro que ocorre a grande maioria das corridas de rua da cidade. O local possui uma vasta área de lazer, composta por jardins, quadras poliesportivas e mais de 8,5 quilômetros de ciclovias. Além dos diversos caminhos com piso de asfalto, com marcação a cada 500 metros, quem corre por lá também tem a opção da grama ou da areia para treinar. Aos domingos e feriados, as pistas de tráfego são fechadas ao trânsito, aumentando ainda mais a área de lazer.

Parque do Flamengo: maior área de lazer da cidade tem diversas vias para prática de corrida

Leblon-Leme

Com quase 50 quilômetros de extensão, a orla do Rio oferece diversos points para a prática de corrida. O trecho que liga o Leme ao Leblon é um dos prediletos dos corredores e, com um cenário privilegiado, é uma das opções mais concorridas para os treinos. Com distância de oito quilômetros, este percurso passa pelas principais praias da Zona Sul carioca e ainda permite um mergulho após o treino para refrescar.

Leblon: orla da Zona Sul é um dos pontos preferidos dos corredores

Pista Claudio Coutinho


A pista Claudio Coutinho é uma ótima opção para quem quer treinar fora da agitação e do barulho da cidade. Localizada na Praia Vermelha, ela tem 1,25 quilômetros de extensão, com marcações de distância a cada 50 metros. Se percurso circunda o Morro da Urca e o Pão de Açúcar e, a partir dele é possível acessar algumas trilhas para subir o morro.

Um visual incrível e diversas espécies de pássaros e animais silvestres são um atrativo dos treinos de quem corre por lá. Como fica localizada em uma área militar, a segurança também é um dos pontos fortes da pista.

Claudio Coutinho: localizada em área militar, pista é segura e tem vista privilegiada

Bosque da Barra

Com área de 500 mil metros quadrados, o Bosque da Barra é uma ótima opção na Zona Oeste para quem quer correr em um ambiente diferente da orla da Barra da Tijuca. Com caminhos de chão de terra batida, é possível fazer diferentes percursos de corrida. Um deles é o caminho do entorno do parque, que possui cerca de três quilômetros. Outra opção, mais utilizada, é o percurso de 1,6 quilômetros de extensão e chão de cascalho na área central do parque. Apesar de ser menor, esta opção é mais popular por ter marcação de distância a cada 200 metros.

O bosque tem boa infraestrutura, com estacionamento, seguranças, sanitários e bebedouros. Fica aberto de terça a domingo, das 7h às 17h. No horário de verão, fecha às 18h.

Bosque da Barra: parque é opção para corredores na Zona Oeste


Paineiras
Localizado no Parque Florestal da Tijuca, o percurso das Paineiras tem aproximadamente oito quilômetros de extensão e é uma ótima oportunidade para se exercitar e contemplar a cidade de outro ângulo. O caminho para o Cristo Redentor é cercado de verde e tem vista para belas paisagens do Rio. Vale uma paradinha para recuperar o fôlego e observar a paisagem em um dos mirantes do caminho, como o Dona Marta e a Vista Chinesa. Como possui diversas ladeiras com níveis de dificuldade distintos, o treino nas Paineiras é recomendado a atletas mais experientes.

Paineiras: com vista privilegiada, percurso é indicado para os mais experientes


Quinta da Boa Vista
Localizado em São Cristóvão, Zona Norte da cidade, o parque tem uma área de 155 mil metros quadrados. Há diversas vias para treinos de corrida e a volta no entorno da Quinta tem dois quilômetros de extensão. O percurso tem algumas subidas pouco inclinadas, com baixo nível de dificuldade. Como nos fins de semana o parque fica repletos de famílias com crianças, é mais indicado treinar por lá de segunda a sexta. O parque ainda inclui atrações como o Jardim Zoológico e o Museu Nacional, além de uma vasta área verde para piquenique. Diariamente, das 6h às 17h. No horário de verão, fecha às 18h.

Quinta da Boa Vista: além das pistas de corrida, parque tem amplas áreas de lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário